Investigadores/as Visitantes

O título de investigador/a visitante é atribuído ao investigador que desenvolva períodos de permanência no Centro de Estudos Sociais com o objetivo de desenvolver atividades de investigação e de reforço da cooperação interinstitucional, independentemente da duração da mesma.

Júlia Expósito

No CES entre 21 de maio e 23 de junho de 2017 a convite do NECES, Júlia Expósito é doutorada em Ciências Sociais pela Universidade de Buenos Aires. Bolseira de investigação em pós-doutoramento financiada pelo CONICET, desenvolverá no CES o projeto de trabalho intitulado “Debates sobre el método dialéctico del marxismo en crisis en el capitalismo contemporáneo”.

María del Carmen Acuyo Verdejo

No CES entre 3 e 31 de julho de 2017, a convite do NHUMEP, María del Carmen Acuyo Verdejo é doutorada em Tradução e Interpretação pela Universidade de Granada onde é docente titular. Ao longo da sua estadia no CES procederá a uma análise comparativa de práticas textuais, análise do discurso e das formas de violências.

Richard Kool

No CES entre 1 de abril e 30 de junho de 2017 a convite do NECES, Richard Kool é doutorado em Educação pela Brigham Young University e Professor Associado na Royal Roads University, Canadá. Ao longo da sua estadia no CES trabalhará temas de interesse comum como a construção do conhecimento relacionada com a justiça ambiental. Será ainda um dos formadores na CES Summer School “ArtFULL2017 - A collective le arning retreat”.

Waldimeiry Corrêa da Silva

No CES entre 3 e 28 de julho de 2017, a convite do DECIDe, Waldimeiry Corrêa da Silva é doutorada em Doutora em Direito Internacional Público e Relações Internacionais pela Universidad de Sevilla. É Conselheira do Comitê Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (CONATRAPSNJ) e consultora da UNODC em matéria de Tráfico de Pessoas. Atualmente é professora da Universidad Loyola Andalucia, Espanha e investiagdora vinculada do Grupo de Pesquisa sobre Trabalho Escravo Contemporâneo (GPTEC/UFRJ). É especialista no estudo do Tráfico de Seres Humanos, tendo trabalhado na Espanha com a Red Española contra la Trata de Personas. Debruça-se sobre temas como direitos humanos, formas contemporâneas de escravidão, tráfico de pessoas, política internacional, organizações internacionais e Políticas Públicas.